quarta-feira, 8 de julho de 2009

Alimentação

A alimentação tem um papel muito importante na manutenção da saúde dos animais. Quando o bichinho recebe através do alimento os nutrientes que lhe são necessários de forma balanceada e harmônica, todo o organismo funciona melhor.
No caso dos filhotes, uma boa alimentação proporciona um sistema imune mais eficiente, melhorando sua resposta às primeiras vacinações. O crescimento de ossos e músculos saudáveis também depende de um bom aporte de nutrientes.
Já na fase adulta, vários problemas de pele como seborréias, por exemplo, podem ser causadas ou agravadas por deficiências nutricionais. Também algumas alterações do trato urinário, mais comum em idosos, podem ser prevenidas com alimentos de baixo teor de sal.
Cães e gatos têm necessidades nutricionais específicas, diferentes entre si e ainda mais diferentes das necessidades humanas. Alimentos comuns para as pessoas podem trazer graves problemas aos animais, como o chocolate que pode intoxicar os cães, ou a cebola que pode levar um gatinho à morte. Portanto, não é adequado dar restos de comida aos animais, devemos oferecer alimentações específicas para cada espécie, tamanho e idade.
Por tudo isso, a forma mais prática e correta de nutrir nossos bichinhos é administrando rações industrializadas de qualidade. É importante escolher fabricantes que realmente ofereçam uma boa origem e composição de seus alimentos. Normalmente rações destas marcas são mais caras, mas certamente o custo acaba sendo compensado por evitar o gasto com suplementos vitamínicos, xampus terapêuticos e medicações.
Em caso de dúvida, busque sempre a orientação de um médico veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário